5 dicas para ser mais criativo no cotidiano

Bem-vind♥!
21/02/2017
SCRUSH – Um método ágil para dar match no dia a dia
21/02/2017

5 dicas para ser mais criativo no cotidiano

Compartilhe esse post:

Dicas sobre criatividade são sempre bem-vindas, não é mesmo? Ainda mais quando você pode mudar seu cotidiano com elas.

Sabe que eu fico bem brava quando as pessoas dizem que não são criativas? Acho que isso de publicitários, designers e profissionais dessas áreas serem chamados de “criativos” pode ter feito as pessoas confiarem demais neles e menos em si. Algo como achar que criatividade é apenas dom e que não pode ser desenvolvida.

Eu acho incrível esses profissionais que carregam o título de “criativos”, até porque sou dessa área, mas acho que esse título também pode ser de quem mais quiser. Existem muitas técnicas e estudos para isso, mas trago aqui algumas dicas que podem ser os primeiros passos para um dia a dia mais criativo:
1. Seja observador

 

Olhe para tudo, mas veja diferente. Observe. As coisas e as pessoas têm mais a te dizer do que o que você pode notar em uma olhadinha básica. Aprecie seus caminhos diários, novos trajetos, ambientes, pessoas, animais, tudo! Já notou que pessoas que visitam sua cidade notam mais detalhes do que você? Tenha um olhar de visitante, de quem está buscando descobrir. Guarde referências visuais e sensitivas.

 

2. Seja curioso e procure caminhos diferentes

 

Se você é daqueles que faz as mesmas coisas todos os dias, acho que está na hora de mudar, hein? Tentar um trajeto novo para o trabalho algum dia, sair com amigos em dias não-convencionais, criar programinhas aleatórios na semana para quebrar a rotina e até criar mudanças maiores na sua vida. Mudar faz bem e te faz viver o novo, que sempre pode vir com um incômodo, mas com resultados gratificantes.

 

3. Estude e consuma conteúdos de qualidade (ou não)

 

Nem toda referência vem do “bem-bom”, de viagens, de conversas, risos com amigos e tudo mais. Você precisa ter foco e também estudar. Adquirir materiais relacionados à sua área de interesse ou sobre assuntos relevantes. Maaaas, calminha! Assistir aqueles filmes e séries meio bobinhos, ler conteúdos menos densos, assistir programas de TV ou qualquer outra atividade mais fluida e sem muitas exigências, pode te ajudar bastantão a relaxar e a criar referências diferenciadas. Um bom criativo pode não saber sobre tudo, mas tem curiosidade e é livre para tudo!

 

4. Seja inquieto

 

Não se conforme com tudo. Frases como “é, tem que ser assim” ou “porque sim”, não devem ser regras. Aprenda a questionar e a procurar soluções. Não esqueça que a criatividade muitas e muitas vezes surge como solução de problemas.

 

5. Anote suas ideias

 

E aquela sacada genial? Não acredito que você esqueceu! Pois é. Muitas vezes a gente pensa em algo massa, mas acaba perdendo porque não anotou e deixou passar. Por mais boba que você ache, anote sua ideia. Depois você pode fazer um compilado e sair algo bem legal!

Não existe fórmula para ser criativo, mas precisa de algo bem importante: querer.

Gostou? Compartilha com alguém!

Compartilhe esse post:

Comentários